6 maneiras de fazer seu negócio crescer

6 maneiras de fazer seu negócio crescer

Todo empreendedor ao abrir um negócio sonha em vê-lo prosperar e atingir rapidamente suas metas financeiras. Mas a realidade costuma ser sempre mais difícil do que imaginamos, são comuns diversas armadilhas e obstáculos que impedem uma empresa de alcançar melhores resultados. Por isso, listamos neste artigo 6 dicas fundamentais de como fazer seu negócio crescer, para você gestor começar a aplicar hoje mesmo.

download1 Tenha um bom plano de negócios

Um plano de negócios é um direcionador que ajuda os gestores a terem uma visão detalhada sobre sua empresa em todas as esferas, do operacional ao estratégico.

Um plano de negócios faz o empreendedor criar ou rever suas metas e detalhar maneiras de alcançá-las. Ele passa uma visão global sobre cada setor chave da empresa, detalhando as estratégias de gestão, marketing, pessoas e auxilia em projeções financeiras que ajudam a avaliar tendências e a buscar soluções.

Ao desenvolver um plano de negócios, muitas empresas acabam mudando suas estratégias por identificarem falhas no modelo atual ou até mesmo oportunidades que não haviam sido percebidas.

O plano de negócios é o primeiro grande passo para gestores que desejam fazer seu negócio crescer.

2 Procure algum diferencial (ou mais)

A competitividade aumenta a cada dia em todos os setores. A evolução da internet também ampliou a oferta de todos os tipos de soluções, tornando a disputa de mercado ainda mais acirrada.

Para não dividir seus resultados com os novos concorrentes ou ter que sacrificar sua margem de lucro, procure novas opções de ofertas ao mercado. Seja desenvolvendo um novo produto, serviço ou inovando na forma de vender e entregar. Empresas que investem em inovação tendem a usufruir de melhores resultados.

O livro “A estratégia do Oceano Azul” pode servir de inspiração para gestores que buscam novos modelos de negócio, fazendo sua empresa crescer e tornando a concorrência irrelevante.

k21082793 Capacite-se para fazer seu negócio crescer

Administrar o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, mas requer muito mais que vontade e conhecimento técnico. Muitas empresas ficam “encalhadas” por falta de preparo de seus fundadores, que não tem conhecimentos essenciais para a gestão do negócio.

Não é preciso ser um especialista em todas as áreas, mas além do conhecimento técnico dos serviços ou produtos vendidos, um gestor precisa ter uma boa visão de finanças, contabilidade, marketing e recursos humanos.

Se você sente dificuldade em alguma dessas áreas, procure se capacitar o quanto antes, instituições como o Sebrae costumam oferecer capacitações sob demanda para empresários de micro, pequenas e médias empresas.

Capacite-se e esteja preparado a enfrentar todos os desafios que o impedem de fazer seu negócio crescer.

4 Divulgue seu negócio

Para qualquer negócio crescer é preciso vender. Muitas empresas pecam ao divulgar seus produtos ou serviços, algumas por omissão, outras por divulgarem em canais errados.

Cada tipo de negócio possui um público diferente, que consome mídias diferentes e são atraídas por estratégias de marketing distintas.

Divulgar seu negócio é essencial para aumentar os resultados das vendas e fazê-lo crescer. Mas ao iniciar sua estratégia de marketing, procure fazer um bom estudo de mercado e conhecer seu público alvo. Teste diferentes canais com pouco investimento, para identificar aqueles que dão mais retorno.

5 Tenha uma boa gestão financeira

Nenhuma empresa consegue se manter saudável com uma gestão financeira ruim. É preciso ter um controle detalhado do fluxo de caixa, registrar qualquer tipo de movimentação e fazer análises frequentes de resultados com um bom DRE.

A gestão financeira é o termômetro para medir a saúde do negócio. Por isso, quando ela é bem realizada, os gestores conseguem antecipar possíveis problemas e buscar soluções com antecedência. Uma boa análise de resultados também ajuda a prever tendências e encontrar oportunidades de investimentos.

Para fazer seu negócio crescer, tenha uma gestão financeira detalhada. Controle seu fluxo de caixa por centros de custo e crie hábitos de analisar seus indicadores ao menos uma ver por mês.

crescer6 Modernize sua gestão

Gerir uma empresa é uma tarefa complexa e que se torna ainda mais difícil com o crescimento do negócio. Por isso, utilizar a tecnologia a favor da gestão é essencial para garantir que os gestores não percam o controle da situação.

Ter um bom sistema de ERP por exemplo é o primeiro passo para a modernização. Através deste tipo de solução, são registradas todas as operações em todos os setores, inclusive o controle financeiro. A análise do negócio é realizada em tempo real, então, os gestores podem analisar seus indicadores e tomar as melhores decisões quando desejarem.

Se você está em busca de soluções inovadoras para seu negócio, oferecer aplicativos móveis pode ser um diferencial que engaje e conecte seus clientes.

São diversas as opções em que a tecnologia auxilia o crescimento do negócio, seja no apoio a gestão ou em uma nova oferta, é preciso estar atento as melhores opções e aproveitá-las para tornar seu negócio mais competitivo e a concorrência menos relevante.

Gostou dessas dicas? Converse com a DM3 e saiba como podemos ajuda-lo a fazer seu negócio crescer ainda mais!