Aplicativos Móveis, a tecnologia a seu favor

Aplicativos Móveis, a tecnologia a seu favor

Se você também é um aficionado por tecnologia, não deve mais conseguir se imaginar vivendo sem seu Smartphone, acessando à internet, as redes sociais e seus aplicativos prediletos. A boa notícia é que você não está sozinho, 2015 foi um ano histórico para o Brasil, quando o acesso à internet através de smartphones e tablets ultrapassou o acesso via desktops. Esta estatística demonstra uma importante mudança de hábito dos consumidores brasileiros, e abre um novo leque de oportunidades para empresas que pretendem expandir seus negócios utilizando a tecnologia. Empresas de software, desenvolvedores de site ou até mesmo aquelas empresas tradicionais que pretendem expand ir seus negócios para a Web precisam se adaptar rapidamente as tecnologias móveis, acompanhando a mudança de comportamento dos usuários. É importante salientar a necessidade do aplicativo oferecer um ótimo atrativo, algo que agregue valor aos seus usuários, para que ele seja lembrado e utilizado com frequência. Uma empresa que consegue oferecer um aplicativo móvel que fidelize sua base de consumidores consegue uma série de benefícios para o negócio, veja quais são:

Fortalecimento da marca

Quando um usuário acessa seu aplicativo com frequência, ele está em constante contato com a marca da sua empresa. Slide13Essa comunicação, inconscientemente, gera uma sensação de proximidade, aumentando a fidelidade do consumidor com seu negócio. Quando o aplicativo oferece algo de valor e é adorado por seus usuários, a tendência é que eles comentem e compartilhem com seus colegas, sendo um ótimo canal de vendas, muitas vezes gratuito.

Potencializar seus negócios

Esse compartilhamento pode espalhar rapidamente sua marca, potencializando o negócio e aumentando sua base de contatos, gerando oportunidades para que todos conheçam sua empresa, seus produtos e serviços.

Melhore o relacionamento com o cliente

A utilização de aplicativos móveis, principalmente quando são integrados com as redes sociais fortalecem o relacionamento de uma empresa com seus clientes. Através dos padrões de utilização do aplicativo, a empresa pode identificar padrões de comportamento nos seus usuários, fazer ofertas customizadas, oferecer ajuda ou descontos.

Facilita a vida de todos (usuários e empresas)

A empresa pode utilizar seus aplicativos para automatizar parte dos processos, facilitando a vida os usuários e até mesmo aumentando suas vendas. Porque você acha que aplicativos como iFood estão na moda? Porque facilitam a vida de todos. Eles entregam um real valor para os usuários, pois eles centralizam todas as informações que o consumidor precisa, oferecem várias opções de alimentação e facilitam o pagamento via cartão de crédito. Para as empresas também é ótimo, ele acaba sendo mais um canal de vendas, a cobrança também é automática e evita problemas como a desistência de um pedido depois que está pronto.

Acessos a recursos já instalados

Desenvolver um aplicativo móvel parece ser algo extremamente complexo e feito apenas por grandes empresas. Mas com a evolução da tecnologia mobile, muitos recursos já disponíveis nos dispositivos podem ser reutilizados. Um aplicativo móvel pode ser desenvolvido, por exemplo, acessando dados do GPS do próprio smartphone ou tablet, acessando também seu calendário de compromissos ou se integrando a conta das redes sociais do usuário e extraindo dados de utilização, claro que sempre solicitando antes a permissão do consumidor. Este tipo de recurso além de facilitar o desenvolvimento oferece uma experiência muito mais interessante para o usuário, já que o aplicativo estará utilizando informações reais do seu comportamento.

Aplicações práticas

Vimos que oferecer um aplicativo pode ser uma excelente opção para potencializar o negócio, aproximando ainda mais empresas e consumidores. Mas de fato, como podemos desenvolver um aplicativo que entregue algo de valor aos usuários? Em quais áreas de negócio faz sentido ter um aplicativo? Na verdade, praticamente todas as áreas podem oferecer soluções atrativas quando se usa a criatividade, mas vamos elencar apenas algumas ideias para desenvolver a imaginação:

  • Empresas de software: empresas que vendem software tradicional ficarão para trás rapidamente se não oferecerem uma opção mobile. A necessidade por mobilidade é crescente em todas as empresas, especialmente em gestores que precisam acompanhar diariamente o andamento dos negócios.
  • Vendas: levar uma loja tradicional para a Web tem sido a opção de muitos comerciantes para alcançar públicos em locais até então inimagináveis.
  • Games: os jogos nos dispositivos móveis são muito utilizados, alcançando uma enorme base de usuários e se espalhando rapidamente quando ganham bons seguidores.
  • Delivery: alimentação, produtos farmacêuticos, floricultura, ou seja, qualquer serviço de delivery pode ser oferecido através de dispositivos móveis.
  • Entretenimento: muitas empresas que organizam festas e eventos já levaram seus serviços para aplicações mobile. Estes aplicativos auxiliam com a venda de ingressos, informações gerais do evento, mapas, etc.

E qual o tipo do seu negócio? Quer saber como desenvolver um aplicativo móvel para ele? Fale com a DM3!