Saiba como lidar com a concorrência no comércio

Saiba como lidar com a concorrência no comércio

Gerenciar uma loja requer muito mais que disposição e vontade de trabalhar. Enfrentar a forte concorrência no comércio pode ser o maior desafio para uma loja conseguir deslanchar com boas vendas e gerar o lucro esperado para seus proprietários. Para obter os resultados esperados, é preciso estar sempre atento a concorrência, e para isto, é preciso aprender a enxergar os competidores não como inimigos, mas como uma oportunidade de aprendizado e crescimento. E para que isto seja possível, listamos aqui algumas dicas importantes de como lidar com a concorrência no comércio para melhorar os resultados do seu próprio negócio.

Conheça sua principal concorrência no comércio

Estudar o mercado neste caso vai além de conhecer os clientes, mas sim como eles se comportam perante seus concorrentes. É preciso saber quem são as empresas líderes no seu segmento na sua região, como elas trabalham e qual o domínio elas têm sobre a clientela. Saber quem são os concorrentes e como eles trabalham é fundamental para preparar seu negócio a encontrar diferenciais competitivos para conquistar a confiança dos clientes.

Identifique o melhor ponto

A localização é sempre um fator muito importante para o comércio, e estar no melhor ponto significa estar alguns passos à frente dos concorrentes. Locais ruins, com pouca movimentação ou falta de estacionamento por exemplo, podem não atrair clientes, ou exigir altos investimentos em publicidade para conseguir chamar a atenção do público. Portanto, lembre-se que mesmo que o custo seja maior, uma melhor localização é sempre um bom investimento para o crescimento do negócio.

Faça uma boa comunicação

A comunicação é outro fator determinante em negócios com alta concorrência. Aquela empresa que consegue criar uma marca forte e transparecer mais confiança tende a receber mais visitas em sua loja e chamar a atenção do público. A necessidade de investimentos em publicidade e ações de marketing é bastante variável de acordo com o segmento de mercado ou região. Por isso, fique atento a como seus principais concorrentes se comunicam com o público, assim como as estratégias e canais de divulgação que eles estão utilizando.

Fique de olho nos concorrentes

Saber quem são os concorrentes é fundamental, mas não o suficiente. É preciso saber de fato como eles trabalham, como atendem os clientes, quais preços praticam, quais suas estratégias de vendas e marketing. Tenha claro que o objetivo de monitorar os concorrentes não é copiar suas estratégias, mas entender como eles trabalham para encontrar boas ideias e aprimorá-las, e estar preparado para ganhar mercado e conquistar novos clientes.

Diversifique seu portfólio

Uma ótima maneira de atrair clientes é oferecer novidades, de preferência produtos que seus concorrentes ainda não tenham. Para isto, a estratégia de diversificação pode ser uma ótima opção para atrair o público até a sua loja e ampliar as vendas. A diversificação também possibilita vendas complementares e com maior valor agregado, quanto menos concorrentes ofertarem produtos iguais aos seus, mais margem você tem para praticar preços lucrativos, sem precisar espremer seus ganhos.

Saiba quem são seus concorrentes indiretos

Até o início dos anos 2000, os perfumes eram disparados os presentes mais comprados no dia das mães, e também eram um dos principais presentes em outras datas especiais como natal e aniversários. Depois deste período, os celulares passaram a ser os itens mais comprados em todas essas datas especiais, tirando dos perfumes uma importante fatia do mercado e resultando em uma brusca queda nas vendas. Este exemplo demonstra claramente o que é um concorrente indireto, e como ele pode afetar as vendas do seu comércio. Por isso, fique atento aos principais produtos que você vende e quais concorrentes indiretos podem afetar a sua procura. Nestes casos, a diversificação volta a ser uma excelente estratégia para que sua loja não fique dependente das vendas de apenas um ou poucos produtos.

Tenha ferramentas de gestão confiáveis

Nenhum comércio alcança o sucesso sem uma boa gestão. Para conseguir praticar preços competitivos é preciso ter um excelente controle financeiro, um controle de estoque detalhado e saber fazer uma boa análise de indicadores para garantir que as vendas estão resultando em números positivos para o negócio. Para realizar todas estas tarefas, é preciso ter o apoio de ferramentas confiáveis, como um ERP que oferece aos gestores uma visão clara e detalhada do andamento do negócio, facilitando o dia a dia do controle das vendas, do fluxo de caixa e todas as tarefas financeiras referente a gestão do comércio. E você, como faz para lidar com a concorrência no comércio? Deixe seus comentários!