Abrir uma empresa e registrá-la sob um CNPJ é apenas o primeiro passo para a concretização do sonho de empreender. Para profissionalizar ainda mais seus serviços, torna-se fundamental também separar a conta bancária pessoal da profissional, garantindo que os pagamentos de seus clientes sejam feitos da forma certa, assim como a gestão de seus custos.
Tem dúvidas sobre como abrir uma conta bancária para sua pessoa jurídica? Separamos neste artigo as principais informações que serão necessárias nesta etapa de seu negócio!
O que é uma conta PJ
Não existem muitas diferenças de funcionamento entre as contas bancárias para pessoa física ou jurídica. Uma conta PJ é aberta em nome da sua empresa, podendo ser administrada por seu representante legal e pessoas autorizadas. Da mesma forma que acontece com a conta PF, você tem acesso a serviços como cartão de débito e crédito, talão de cheques, linhas de financiamento, entre outros.
Vantagens em ter uma conta no nome de sua empresa
Abrir uma conta bancária no nome de sua empresa representa um passo a mais para o profissionalismo de seu negócio. O principal motivo para isso é que você começa a separar suas contas pessoais das profissionais, entendendo de forma efetiva os custos envolvidos na gestão de sua empresa.
Veja outras vantagens em abrir conta bancária PJ:
-
Facilitação da gestão contábil da empresa;
-
Acesso a linhas de crédito específicas para empresas, com menores taxas de juros;
-
Maior profissionalismo ao receber pagamentos de clientes.
Passos para abrir uma conta Pessoa Jurídica
Antes de abrir sua conta bancária PJ, é ideal conhecer os serviços oferecidos por diferentes instituições financeiras. As tarifas e os benefícios podem variar bastante de acordo com o banco e com o perfil de sua empresa.
No site do Banco Central você pode consultar as tarifas para os pacotes de serviços de diferentes instituições. Apenas lembre-se, pagar pelo plano mais básico pode acabar saindo caro se precisar adquirir serviços avulsos com frequência. Por isso, ponha no papel o que irá precisar, considerando os planos de crescimento para o negócio.
O relacionamento com sua agência também é fundamental para escolher o pacote de serviço ideal para o momento de sua empresa. Se já possui conta bancária pessoa física e um bom relacionamento com seu gerente, converse com ele sobre este novo passo. Desta forma, fica muito mais fácil ter as informações necessárias e conseguir negociar condições para a abertura da conta.
Os documentos necessários para criação da conta bancária em nome de pessoa jurídica podem variar de banco para banco, mas costumam ser: contrato social da empresa, comprovante de CNPJ, comprovante de endereço e documentos pessoais de seu representante legal.
Como manter as finanças do negócio organizadas?
Ter uma conta bancária para administrar as finanças de sua empresa é um passo importante para uma boa gestão, que permita ao seu negócio crescer e, ao mesmo tempo, estar em conformidade com todas os compromissos financeiros e legislações.
A partir deste passo, você pode analisar também a adoção de um sistema ERP, ferramenta de gestão que permite em um só lugar ter controle sobre vendas, questões contábeis, fluxo de caixa e de estoque. Neste sistema, você poderá acompanhar suas contas a pagar, sua saúde financeira e os valores a receber, tendo uma real noção de como está o desempenho de sua empresa.
Quer entender melhor como um sistema ERP pode ajudar sua empresa otimizando a gestão financeira? Converse com o Grupo DM3 para conhecer nossos serviços!
Comentários